A Academia Brasileira de Nutrição Emocional e Comportamental é um grupo de profissionais verdadeiramente preocupados com o crescente aumento da obesidade e suas doenças correlacionadas, e temos por grande objetivo difundir a Nutrição Emocional e Comportamental no Brasil e no Mundo para que possamos combater a raiz da obesidade, que para nós está na falta de controle do indivíduo diante da comida. Para isso nós capacitamos profissionais de saúde por meio de cursos, softwares e extensões na área da saúde mental.
Observamos as estatísticas da obesidade só aumentarem, embora a nutrição tenha evoluido muito (funcional e integrativa), a medicina com seus recursos em bariátrica e remédios (também na área da funcional e integrativa), a área da educação física, porém temos um grande inimigo que é a indústria alimentícia que, estuda profundamente o cérebro humano e sabe como despertar impulsos alimentares incontroláveis, por isso nós da NEC chegamos a conclusão que temos que combater o inimigo pela raiz, e isso significa ensinar nossos pacientes a desenvolverem controle diante da comida da TV, das redes sociais, dos eventos, dos aplicativos de celulares e até da geladeira e armários de casa. Entendemos que apenas prescrever uma dieta, um exercícios físico, suplementos, no mundo de hoje não está mais bastando, as pessoas estão voltando a engordar, mesmo após bariátrica, por isso entendemos que o que falta é combater o impulso alimentar, ou seja, estabelecer um “freio” entre o impulso e o comportamento (ação). Só assim conseguiremos combater a indústria alimentícia que não vai parar de investir em dopar nossos cérebro para não resistir ao alimento.
Por isso, nós da NEC estudamos a fundo o cérebro humano através das neurociências para desenvolver estratégias, técnicas e ferramentas diárias para freiar esse impulso alimentar.
Somos seres emocionais. Nossos comportamentos são em sua grande maioria eventos emocionais, advém de um disparo emocional. Isso significa que o impulso alimentar está sendo ocasionado pelo emocional desses indivíduos. O comportamento humano é somente uma sequencia desse emocional descontrolado. Por isso nós estudamos antes Nutrição Emocional, pois precisamos desenvolver estratégias para freiar esses impulsos alimentares que se transformam em comportamentos obesogênicos. E este é o grande segredo da NEC, desenvolver no indivíduo acima do peso, obesos, ansioso, compulsivo, impulsivo, com vícios esta capacidade de freiar/controlar/gerenciar suas emoções para que não se transformem em comportamentos insalubres gerando assim obesidade. E com isso desconstruir os caminhos neurais obesogênicos e formar novos caminhos neurais (neuroplasticidade) para novos pensamentos, sentimentos, comportamentos e hábitos de vida saudáveis.
Sendo assim, na NEC acreditamos que não podemos falar de Nutrição comportamental sem antes falar de Nutrição Emocional. O comportamento é um consequência do Estado Emocional.
Por essa razão, nossa metodologia de ensino é única, reunindo na nossa plataforma professores especialistas e ferramentas, sessões de terapia e estratégias para combater a obesidade que só a NEC tem.
A nutrição evoluiu e com ela nossos profissionais formados pela NEC, que hoje tem um grande diferencial no mercado de trabalho, sendo reconhecidos e valorizados principalmente pelos seus pacientes que pela primeira vez se sentem acolhidos durante um processo de emagrecimento e não apenas “mais um”, porque receberam “mais uma dieta”.
Se você é um profissional de saúde, não seja chamado de “mais um” porque prescreveu “mais uma dieta”, seja nosso parceiro nesta missão por salvar vidas da obesidade.
A ABNEC tem como grande missão diminuir a estatística de obesidade que só vem crescendo no Brasil e no Mundo. Para isso, nós buscamos parceiros na área da saúde, como professores convidados, que tem o mesmo olhar e o forte desejo de salvar vidas da obesidade através do seu conhecimento. E a partir disso possamos construir juntos um grande legado de profissionais capacitados na área da saúde emocional e comportamental, para tratar as raízes da obesidade e sobrepeso, para que esses profissionais nos ajudem a deixar o mundo mais leve e menos doente.