A nutrição por si só evoluiu, e hoje, tratar um paciente obeso apenas com a abordagem funcional e bioquímica deixa a desejar, embora ela seja estritamente necessária para compor de forma integral o tratamento do paciente obeso. A obesidade é uma doença complexa de múltiplas faces: mental, emocional, comportamental e física e todas essas faces devem estar integradas no tratamento do obeso. Porém o que vemos hoje é muitos profissionais se preocuparem apenas com a parte física da doença obesidade: dietas, suplementos, exercícios físicos, e esquecendo da saúde mental desses pacientes.
O que a NEC vem trazer é esta parte que está faltando em seu tratamento. Muito embora nossos pacientes saibam o que comer, a dificuldade deles está em ter controle alimentar, e controle não se adquire com uma capsula ou suplementos, com exercício físico e nem com um plano alimentar funcional, só existe uma maneira de adquirir controle diante da comida, que é tratando o cérebro desses pacientes, no que diz respeito ao comer emocional, aos impulsos alimentares, compulsão, ansiedade, vícios, mudança de comportamento e hábitos, e isso só se consegue treinando o cérebro desses pacientes para construir novos caminhos neurais diferente dos antigos, isso porque ainda não inventaram uma capsula para fazer neuroplasticidade. A neuroplasticidade só acontece quando o cérebro passa pelas 3 mudanças fisiológicas que aprendemos na NEC.
Sendo assim a Certificação da Academia Brasileira de Nutrição Emocional e Comportamental é uma oportunidade para profissionais se capacitarem e desenvolverem suas competências na área da emocional e comportamentos humanos para desenvolver hábitos duradouros em seus pacientes.
Para o profissional da área da Saúde que deseja atuar e ter uma prática clínica além da dieta, prescrição de suplementos e exercícios, voltada a trabalhar hábitos, comportamentos e mudanças definitivas do estilo de vida dos pacientes.
Para o profissional que enxerga que o indivíduo é mais que um corpo físico e que se sua cabeça não funcionar ao seu favor, nem mesmo a melhor dieta funciona.
Para aquele profissional que deseja ter um diferencial que poucos têm e aprender um tratamento humanizado e para aquele que acredita que podemos sim ajudar as pessoas a sair da estatística da obesidade.
A ABNEC tem como grande missão diminuir a estatística de obesidade que só vem crescendo no Brasil e no Mundo. Para isso, nós buscamos parceiros na área da saúde, como professores convidados, que tem o mesmo olhar e o forte desejo de salvar vidas da obesidade através do seu conhecimento. E a partir disso possamos construir juntos um grande legado de profissionais capacitados na área da saúde emocional e comportamental, para tratar as raízes da obesidade e sobrepeso, para que esses profissionais nos ajudem a deixar o mundo mais leve e menos doente.